Manutenção Preventiva, Corretiva e Preditiva

A Programação pode ser dividida em várias etapas que são:

Os serviços de manutenção garantem o funcionamento dos sistemas, possibilitando a disponibilidade operacional dos mesmos para o funcionamento nas condições de projeto.

Manutenção Preventiva

Conjunto de tarefas pré-definidas para cada equipamento/componente físico, realizadas de forma sistemática e periódica, que visam mantê-los nas condições ideais de funcionamento
(especificações de origem), mantendo registro histórico e controle de sua degeneração através de inspeções sistemáticas e periódicas de acompanhamento do desempenho. Nestes serviços são executados testes, verificações, ajustes, medições e, limpezas, de forma a agir preventivamente evitando-se possíveis situações de falhas ou interrupções de funcionamento.

Manutenção Corretiva

Serviços executados nos equipamentos ou componentes a partir da ocorrência de falha ou interrupção no funcionamento do mesmo. Neste caso a intervenção é realizada dentro do prazo pré-estabelecido e de acordo com a criticidade do ocorrido em relação ao funcionamento do equipamento ou do sistema como um todo. Os serviços terão como objetivo a restauração do defeito colocando o equipamento novamente em seu funcionamento normal.

Manutenção Preditiva

Composta por diagnósticos executados nos equipamentos sem a necessidade de desmontagem e/ou parada dos mesmos. Nestes diagnósticos são utilizadas técnicas e ferramental apropriado permitindo o acompanhamento da condições do equipamento permitindo também programar futuras intervenções quando necessárias. Os diagnósticos preditivos possibilitam um melhor planejamento das manutenções e evitam a ocorrência indesejada de falhas.